Dias tristes para o jornalismo

Correio da Manhã Canadá

Temos vivido dias de luto, na sequência da morte de Marta Louro, jornalista do Correio da Manhã, num acidente de mota em Lisboa. A jovem de 27 anos, que se deslocava em reportagem, veio assim recordar-nos dos perigos associados a esta profissão, indispensável para a democracia, mas tantas vezes esquecida e desvalorizada.

Dos riscos enfrentados durante a pandemia, à ameaça na guerra na Ucrânia, muitos jornalistas têm sido incansáveis na procura pela verdade. Fazemos, por isso, hoje, uma homenagem a Marta Loureiro, que pagou o preço da informação com a própria vida, e a todos os jornalistas que diariamente lidam com as pressões próprias do trabalho, movidos pelo idealismo de uma sociedade melhor.

Aplaudimos também, neste contexto, a criação, pelo Correio da Manhã em Portugal, da bolsa ‘Marta Louro’ que irá anualmente premiar jovens jornalistas com um estágio remunerado. Uma homenagem bonita, que irá certamente inspirar as novas gerações.

Nesta edição, merece também destaque o recém-apresentado orçamento de 2022 de Ontário. Em contagem decrescente para as eleições provinciais, marcadas para 2 de junho, o ministro das Finanças de Ontário convocou os media comunitários, incluindo o Correio da Manhã Canadá, para dar mais detalhes sobre o ‘budget’. Peter Bethlenfalvy garantiu que o orçamento de 2022 é benéfico para os portugueses, como poderá confirmar na página 13 deste jornal.

Já na Área Metropolitana de Toronto, os holofotes estão postos na greve de perto de 15 mil trabalhadores da construção civil, representados pela LiUNA Local 183, um sindicato muito forte na comunidade portuguesa. Nesta edição poderá ficar a saber mais sobre a paralisação, convocada devido ao descontentamento da força laboral, que exige um pacote salarial reforçado.

Ainda a propósito da LiUNA, damos-lhe a notícia dos 45 anos de Joe Mancinelli enquanto membro do sindicato. O vice-presidente internacional e gerente regional do Canadá Central e Oriental da LiUNA congratulou-se por este importante marco, homenageando ao mesmo tempo os trabalhadores que têm ajudado a construir o Canadá.

Não esquecemos, claro, as mais recentes novidades dos Açores, nomeadamente a futura visita do presidente do Governo Regional ao Canadá, bem como as notícias mais importantes de Portugal Continental, do desporto, e da guerra na Ucrânia, que continuamos a acompanhar com enorme atenção.
Boa leitura!