
A representante da CGD no Canadá, Ana Ochôa iniciou na sexta-feira, dia 6 de março, a passagem de um testemunho simbólico em prol dos direitos humanos, por ocasião da celebração do Dia Internacional da Mulher, em Toronto.
O gesto visa reconhecer os resultados da intervenção de várias mulheres em domínios tão diversos da sociedade, que vão desde a Economia, passando pela Educação, Solidariedade, Serviços Públicos, Cultura, Voluntariado, Desporto, Movimento Associativo, Forças Armadas e Política.
“A iniciativa junta 10 mulheres em diferentes domínios da sociedade, com intervenção ativa e associa-se à ideia que as Nações Unidas propõem como tema de atuação – Empower Women, Empower Humanity”, explica Ana Ochôa.
O testemunho, em jeito de estafeta olímpica, não estivesse o Canadá em vésperas da organização dos Jogos Pan-Americanos, passará para a representante do Instituto Camões no Canadá, Ana Paula Ribeiro, com intervenção muito ativa nos programas de ensino da Língua Portuguesa e na divulgação de vários autores portugueses por todo o Canadá.
Angela Machado que, recentemente, superou a fasquia dos $600.000 de donativos entregues à Princess Margareth Cancer Foundation estará envolvida na iniciativa no domínio da Solidariedade, assim como Paula Medeiros, pela área social do Consulado Português de Toronto.
Rosa de Sousa junta-se através do seu longo trabalho comunitário na promoção da Cultura Portuguesa, promovendo uma mesa-redonda de debate, no sábado, na sede da Casa do Alentejo, bem como a jovem Katia Caramujo, vice-Presidente da Casa dos Poveiros, através da divulgação gastronómica portuguesa e sensibilização para o voluntariado, e passa ainda por Michelle Soares, campeã de fitness.
Suzanne Cunha, presidente de uma das maiores associações portuguesas no Ontário, a Casa dos Açores, associa-se à ideia, promovendo um grande almoço convívio no domingo, onde perto de duas centenas de mulheres vestirão a cor verde, em sinal de Esperança.
Na Marinha, Lisa Fara contará a sua experiência nesta área como Port Inspection Diver e na segunda-feira, o testemunho chega ao Parlamento do Ontário, sendo entregue à deputada Cristina Martins.
A deputada provincial, primeira luso-canadiana a fazer parte do governo do Ontário, com a pasta de assistente do Minister of Citizenship, Immigration and International Trade, tem agendado um conjunto de iniciativas no Parlamento onde fará uma intervenção, em plenário, acerca das temáticas que envolvem as mulheres e oferecerá uma receção às mulheres que participam nesta iniciativa celebrando, deste modo, este Dia Internacional.
