Dia de Portugal

Correio da Manhã Canadá

Apesar de a emigração ter começado há 69 anos, há registos que provam que os portugueses já passaram pelo Canadá há mais de 500 anos, como o monumento em S. John’s, na Terra Nova, que homenageia os pescadores de bacalhau que por ali estiveram, há meio século. O monumento foi inaugurado em 2001 pelo Presidente da República na altura, Jorge Sampaio.

O Canadá acolheu e acolhe bem os filhos de Portugal. Acolheu, recebeu e ainda prestou homenagens simbólicas através dos seus governantes. Não seria diferente naquele que foi escolhido para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas.

A 10 de junho, a bandeira portuguesa será içada em algumas das cidades onde os portugueses estão mais presentes, entre elas Brampton e Toronto. Será o segundo ano em que a cerimónia não contará com público, e terá emissão pela internet para evitar aglomerações, respeitando as restrições impostas pela pandemia. Mais uma vez não teremos a tão esperada ‘Parada de Portugal’, momento de grande confraternização entre os diversos clubes, instituições e cidadãos portugueses que escolheram viver no Canadá. A Dundas Street West, de novo, não terá a alegria da nossa cultura a desfilar com muita música e criatividade – já estamos mesmo a sentir saudades de toda aquela movimentação e euforia que encantam canadianos e não só.

Nada disso, entretanto, poderá tirar o brilho da celebração da portugalidade, mesmo que seja sem festas e confraternizações. Será um dia para manter vivas nas comunidades a sua identidade nacional, as tradições de Portugal, a língua, a deliciosa culinária e a cultura. Só o Canadá é, atualmente, o lar de uma das maiores diásporas portuguesas do mundo, com mais de meio milhão de pessoas de ascendência portuguesa. A comunidade vem de muitas regiões portuguesas diferentes, em que 70% é proveniente dos Açores.

Portugal continuará bem vivo em cada um de nós. Os outros lembram-se de nós e nós orgulhamo-nos disso. Longe ou perto, celebremos este dia tão especial para todos os portugueses e a diáspora nos quatro cantos do mundo.