Dia da Mãe: Escola la Chanterelle, no Quebec, celebra dia dos pais

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

Agora a polémica sobre o Dia da Mãe no Quebec. Uma escola decidiu trocar o dia dirigido à Mãe, numa celebração alusiva ao dia dos Pais. A escola La Chanterelle diz que a decisão foi dos professores, por quererem deixar mais à vontade as crianças que não vêm de famílias tradicionais.

Uma decisão polémica dos professores de uma escola do Quebec, de substituir os eventos do Dia da Mãe por uma celebração dos pais, causou agitação no Parlamento provincial. No entanto, os defensores afirmam que este tipo de iniciativas pode beneficiar as crianças.

O centro de serviços escolares que supervisiona a escola La Chanterelle, na cidade do Quebec, revelou que os professores tomaram a decisão, que foi anunciada aos pais por email, porque vários alunos das turmas não têm mãe ou pai, enquanto outros estão em lares de acolhimento.

“É evidente (…) que esta iniciativa foi motivada pelas intenções benevolentes dos professores para com os alunos da sua turma”, declarou o Centre de services scolaire de la Capitale, num comunicado publicado nas redes sociais. “Mas, claramente, a sua comunicação foi desajeitada e pode ter sido mal compreendida e mal interpretada, pelo que lamentamos.”

O pedido de desculpas foi feito depois de o líder conservador do Quebec, Eric Duhaime, ter partilhado esta semana, no Twitter, o e-mail enviado aos pais da La Chanterelle, perguntando ao ministro da Educação do Quebec, Bernard Drainville, se permitiria “que o acordado abolisse o Dia da Mãe”.

O ministro provincial disse à imprensa canadiana que não quer que o Dia da Mãe e o Dia do Pai desapareçam das escolas do Quebec, mas que compreende que, em algumas circunstâncias, os professores têm de se adaptar à realidade dos alunos.