DESJARDINS PREVÊ O FIM DO NICKEL

A Desjardins prevê o fim do nickel - moeda de cinco cêntimos em uso no Canadá
A Desjardins prevê o fim do nickel - moeda de cinco cêntimos em uso no Canadá
A Desjardins prevê o fim do nickel - moeda de cinco cêntimos em uso no Canadá
A Desjardins prevê o fim do nickel – moeda de cinco cêntimos em uso no Canadá

Hendrix Vachon, economista sénior da Desjardins, diz que ele consegue ver o nickel ter o mesmo fim que o “penny” (moeda de um cêntimo), em aproximadamente cinco anos, no que poderia se transformar numa mudança mais ampla no sistema monetário do Canadá.
“Devido ao aumento gradual do custo de vida e diminuição do poder de compra das moedas pequenas, o tempo virá quando o nickel terá de ser retirado de circulação”, escreveu Vachon, num relatório divulgado na terça-feira.
O relatório é um seguimento de um estudo de 2008 feito pela Desjardins, que sugeriu que o “penny” deveria ser retirado de circulação.
O relatório de 2016 da Desjardins refere que a remoção do nickel teria de vir com “outras mudanças”, incluindo a remoção do “quarter” (moeda de 25 cêntimos) e reformular o sistema monetário canadiano com moedas de 10 cêntimos, 20 cêntimos e 50 cêntimos.
“A decisão sobre o tamanho e composição dessas moedas também deve procurar reduzir ao mínimo os custos de produção e de uso”, escreveu Vachon.
O relatório indica que os canadianos estão a afastar-se de usar o dinheiro nas suas transações diárias, mas eles ainda não estão no ponto em que as transações são exclusivamente feitas por cartões de crédito ou débito. O dinheiro em espécie está envolvido em quase 40 por cento de todas as transações, e é responsável por mais de 20 por cento do valor de todas as operações no país.
O relatório alerta que seria “imprudente” acabar com o dinheiro (em numerário) neste momento, principalmente porque isso penalizaria os idosos e indivíduos com rendimentos mais baixos ou baixa escolaridade. Esses grupos são mais dependentes do dinheiro, e alguns podem enfrentar dificuldades de acesso a internet para realizar serviços bancários online.
O Canadá tem atualmente cerca de 80 mil milhões de dólares em notas e moedas em circulação.
Fonte: CTV News