
O mais recente relatório do mercado de trabalho do Canadá diz que a economia gerou 43.100 novos empregos em outubro, levando a taxa de desemprego a baixar para 6,5 por cento, o nível mais baixo desde novembro de 2008, avançou a Canadian Press na sexta-feira.
O relatório da Statistics Canada, divulgado na sexta-feira, indicou que a taxa de desemprego caiu 0,3 pontos percentuais em outubro, em comparação com o mês anterior.
O ganho seguiu-se a um aumento de 74.100 postos de trabalho em setembro e foi a primeira vez, desde dezembro de 2012, que o relatório registou dois meses consecutivos de crescimento do emprego, adiantou a agência.
Os economistas tinham previsto que a economia iria perder 5.000 postos de trabalho em outubro e que a taxa de desemprego iria manter-se inalterada, segundo a Thomson Reuters.
O ministro das Finanças, Joe Oliver, tomou o passo incomum de realizar uma conferência de imprensa para discutir os resultados, uma hora depois que os números foram tornados públicos.
“Os nossos planos para o crescimento e o emprego estão a funcionar, apesar de um ambiente económico internacional frágil”, declarou Oliver aos jornalistas em Toronto.
O relatório constatou que o emprego subiu um por cento, em relação há um ano atrás, com os aumentos dos últimos dois meses a representarem cerca de dois terços desse impulso.
A nível provincial, o relatório listou ganhos de emprego em Manitoba, Ontário, Prince Edward Island e Nova Escócia, enquanto que o emprego diminuiu em New Brunswick.
Outras províncias viram apenas mudanças marginais no emprego. A Statistics Canada indicou também que a taxa de desemprego entre os jovens, em outubro, caiu 0,9 pontos percentuais, para 12,6 por cento, com menos jovens a procurarem trabalho.
No entanto, o relatório salientou que numa base de ano a ano, o emprego dos jovens cresceu 39 mil posições, ou 1,6 por cento.