DEPUTADOS TIMORENSES PREOCUPADOS COM EXCESSIVO PAPEL DOS GASTOS PÚBLICOS NA ECONOMIA

LusaDíli, 23 nov (Lusa) – Os gastos públicos em Timor-Leste continuam demasiado concentrados no curto-prazo e nos impactos diretos na economia, faltando um quadro coerente de políticas que fortaleça a estabilidade orçamental, considera a Comissão de Finanças Públicas do Parlamento.

“É chegada a hora, depois de anos de investimento público que se afigurou essencial para o futuro de Timor-Leste e do nosso povo, de diminuir o investimento público e criar o regime jurídico, político, económico e social que permita com menos fazer mais, passando para o setor privado a responsabilidade pelo crescimento económico”, considera a comissão (CFP), num relatório e parecer sobre a proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2017.

A proposta, que começa hoje a ser debatida e votada na generalidade no plenário, prevê gastos de 1,39 mil milhões de dólares, o valor mais baixo desde 2010, e receitas de 1,41 mil milhões.