Demissão em Ontário: Ryan Amato deixa equipa de Ford na sequência do caso Greenbelt

FOTO: ONTARIO GOVERNMENT
FOTO: ONTARIO GOVERNMENT

O Chefe de gabinete do Ministro da Habitação de Ontário demitiu-se, no dia de ontem, por causa da polémica com o Greenbelt. No dia 22 de agosto, já tínhamos feito referência numa informação de última hora sobre a saída de Ryan Amato. Agora, como prometido, fazemos uma atualização dando nota de que a OPP passou o caso do Greenbelt para a RCMP.

O chefe de gabinete do Ministro dos Assuntos Municipais e da Habitação de Ontário demitiu-se na sequência de um relatório contundente sobre o Greenbelt que alega que ele e o Governo favoreceram determinados promotores imobiliários aquando da abertura da área protegida.

O Gabinete do premier Doug Ford confirmou a demissão numa nota divulgada na terça-feira, 22 de agosto.

“O gabinete do premier aceitou a demissão de Ryan Amato do cargo de Chefe de Gabinete do Ministro dos Assuntos Municipais e da Habitação, com efeitos imediatos”, declarou um porta-voz do Governo.

A demissão de Ryan Amato surge depois do relatório da auditora geral …ter revelado que os promotores imobiliários ligados ao agora ex-chefe de gabinete de Steve Clark acabaram por ficar com 92% dos terrenos que foram retirados do Greenbelt.

Entretanto, a Ontario Provincial Police remeteu o dossier do Greenbelt para a RCMP, num esforço para evitar “qualquer conflito de interesses”, declarou a OPP num comunicado divulgado na quarta-feira.

“A RCMP pode confirmar que recebeu um pedido para investigar irregularidades na disposição do Greenbelt que rodeia Toronto”, afirmou a força num comunicado divulgado pouco depois do anunciado pela OPP na quarta-feira, 23 de agosto.