Dar ou não dar graças?

Correio da Manhã Canadá

Pois bem, temos péssimas notícias para lhe dar, caro leitor. Começamos com a bomba que atolou a redação do Correio da Manhã Canadá, no dia de ontem. Não tínhamos as nossas redes sociais. Para nosso consolo, ninguém tinha. Naufragamos todos um pouco. Certo é que, para quem vive do jornalismo, perdemos viagens cruciais à nossa gigantesca aldeia global. Ficamos sem o transporte gratuito imperativo no nosso quotidiano. É a vida.

Voltamos ao século XX. Um pouco de XXI também. Afinal de contas, o ‘google’ funcionava, o ‘e-mail’ também e até o ‘telegram’. Valeu-nos este último aplicativo, bem mais recente. Agora sim, podem começar as teorias da conspiração. Se isto continuar, na próxima segunda, haveremos de dar graças a quem?

No Canadá vai festejar-se o ‘Thanksgiving Day’, ou em bom português, o Dia de Ação de Graças. Que boa maneira de assinalar a recordação de 2021. O desespero é tal, que há quem anteveja o fim das redes sociais. Para onde vão as fotos das celebrações, caro leitor? Onde vamos poder contar, nós jornalistas, as novidades de “quando, o quê, onde, como e porquê”? Não vai haver aquela partilha constante de fazer inveja aos nossos seguidores? Voltaremos a tirar fotos para nós, ao invés de as tirarmos para os outros?

Os jornalistas ainda têm o email, os blogues. O Correio da Manhã Canadá, por exemplo, tem a sua televisão (canal 893 da Bell Fibe) ainda tem o seu impresso (que está a ler) e o seu espaço CMCTV em Destaque na City TV. Na internet, existe o site oficial do Correio da Manhã Canadá e ainda o canal do ‘Youtube’. Já quem vive exclusivamente de uma única rede social não tem assim tanta sorte. Os ‘experts’ já avisavam que se tornava imperativo uma aposta inclusiva e não exclusiva de apenas uma fonte social. Até porque ela acaba por secar. Muitos ‘influencers’ tiveram páginas de instagram ‘hackeadas’. Perderam-se? Muitos podem ter caído. Outros já traziam o ‘youtube’ consigo, por exemplo. Sobreviveram.

Os canadianos, no dia de ontem, de acordo com o ‘Google Trends’, fizeram pesquisas nunca antes vistas pelas palavras “Facebook”, “Panne Facebook” e “Facebook stock”. Estas estavam no top 3 de palavras mais digitadas no site da google, no Canadá.

Chegados a outubro e ainda com tanto para contar, convém não esquecer que este é o mês da prevenção do Cancro da Mama. É dia de nos lembrarmos da prevenção e deteção precoce que pode salvar vidas. No Canadá reside, Samuel Aparício, investigador português que pretende perceber com que combinações é possível eliminar a doença. Vamos dar graças por notícias como esta e também pela celebração do título mundial de futsal da seleção portuguesa comandada por Jorge Braz, um luso-canadiano. Há mesmo muito a agradecer, apesar de tantos percalços.