
A extensão do metro de Scarborough vai custar mais 900 milhões de dólares do que o inicialmente previsto, confirmou o presidente John Tory.
O custo da extensão de uma paragem da Linha 2 desde a Estação Kennedy até Scarborough Town Centre foi inicialmente estimado em 2 mil milhões de dólares, no entanto, na sexta-feira o presidente disse aos jornalistas que uma análise mais aprofundada pelo pessoal da cidade revelou que o custo final subiu para 2,9 mil milhões de dólares.
O aumento no orçamento, justificou Tory, é devido ao trabalho de engenharia e planeamento que foi conduzido recentemente.
Anteriormente, a cidade baseou a sua estimativa num valor aproximado para uma extensão do metro com três paragens, que foi revista em janeiro.
Tory explicou que o trabalho de engenharia conduzido pela TTC determinou que o plano inicial de metro com três paragens teria realmente custado 4,3 mil milhões de dólares, enquanto que a versão com uma paragem terá um custo de 2,9 mil milhões de dólares.
Não obstante, Tory afirmou que continua plenamente empenhado com o metro de Scarborough, e comprometeu-se a “seguir com” a construção.
LRT também acima do orçamentado
Quando o projeto de três paragens da extensão do metro de Scarborough foi reduzido para uma única paragem, Tory prometeu usar os mil milhões de dólares – poupança estimada – para também construir uma linha de metropolitano ligeiro com 17 paragens para o campus de Scarborough da Universidade de Toronto.
O custo de tal projeto, no entanto, também aumentou com a equipa municipal a apontar para um custo de 1,6 mil milhões de dólares.
Tory prometeu avançar com os dois projetos na sexta-feira, mas deu pouca informação sobre a forma como a cidade vai pagar por ambos os projetos.
A cidade colocou de lado 3,5 mil milhões de dólares para os projetos de trânsito de Scarborough, cerca de mil milhões de dólares menos em relação ao custo de construção, tanto para a extensão do LRT como para o metro, utilizando as mais recentes estimativas.
A cidade está a dividir o custo do metro de Scarborough com os governos provincial e federal. A sua parte do projeto está a ser paga com uma taxa de imposto sobre imóveis de 30 anos.
Fonte: CTV Toronto
