

O projeto de extensão do metro de Scarborough poderá acabar por custar à cidade centenas de milhões de dólares a mais do que o estimado anteriormente, reduzindo ainda mais um fundo de dinheiro que tinha sido reservado para a construção do Eglinton East LRT.
Em 2013, a assembleia municipal votou inicialmente a favor de uma extensão da linha de metro com três paragens até ao centro da cidade de Scarborough, porém em janeiro passado a proposta foi reduzida para uma paragem a fim de reduzir os custos.
Na época, a equipa municipal estimou que a mudança iria traduzir-se numa redução de mil milhões de dólares da fatura de 3,56 mil milhões de dólares do projeto, permitindo à cidade reinvestir o montante salvo na construção de uma linha LRT de 17 paragens em direção ao campus da Universidade de Toronto em Scarborough.
O orçamento para o projeto, no entanto, logo aumentou, passando para um valor estimado de 2,9 mil milhões de dólares, após a conclusão do trabalho de engenharia e planeamento em junho.
De acordo com um relatório da equipa divulgado na terça-feira, a fatura da extensão da linha de metro preferida ao longo da McCowan Avenue está agora indexada em 3,159 mil milhões de dólares. O relatório também recomenda que a cidade construa um terminal rodoviário subterrâneo a um custo de 187 milhões de dólares, elevando o custo total do projeto para 3,346 mil milhões de dólares.
Isso deixaria cerca de 214 milhões de dólares para usar no projeto do LRT, com um custo estimado de 1,6 mil milhões de dólares.
Apesar do défice, o presidente John Tory enfatizou que o LRT será construído, durante uma conferência de imprensa na terça-feira, apontando-a como parte “fundamental” do plano de trânsito da cidade.
Como parte da sua revisão do projeto do metro de Scarborough, a cidade também encomendou a uma empresa terceirizada para conduzir uma revisão do seu próprio orçamento e estimativas.
A revisão da BT Engineering identificou 35 propostas potenciais de redução de custos para um estudo mais aprofundado, algumas das quais eliminariam milhões de dólares da fatura total.
A cidade está a dividir o custo da extensão do metro de Scarborough com os governos federal e provincial. A sua parcela do projeto está a ser paga com uma taxa de imposto sobre os imóveis de 30 anos.
Fonte: CTV Toronto