CRTC INUNDADA COM RECLAMAÇÕES SOBRE NOVO PACOTE BÁSICO DE TV DE 25 DÓLARES

Jean-Pierre Blais é o atual presidente da CRTC. (Adrian Wyld/Canadian Press)
Jean-Pierre Blais é o atual presidente da CRTC. (Adrian Wyld/Canadian Press)
Jean-Pierre Blais é o atual presidente da CRTC. (Adrian Wyld/Canadian Press)
Jean-Pierre Blais é o atual presidente da CRTC. (Adrian Wyld/Canadian Press)

Centenas de queixas de consumidores estão a criticar os novos pacotes básicos de TV agora no mercado. Depois, especialistas do setor disseram à CBC News que muitos clientes de cabo estão torcer o nariz à mais recente oferta de TV.

Então, talvez seja sem nenhuma surpresa que o regulador de radiodifusão do Canadá – que mandatou os pacotes magros – já tenha recebido 587 queixas de canadianos relativamente a estes novos pacotes.

As queixas começaram a surgir logo a partir de 1 de março – o prazo para as empresas de cabo apresentarem as suas novas ofertas.
As queixas vão desde custos excessivamente elevados, quando as taxas extras são tidas em conta, à “falta de escolha”, diz Patricia Valladao, a porta-voz da Comissão de Telecomunicações e Radio-televisão Canadiana (CRTC).

O plano de 25 dólares só tem de incluir canais canadianos obrigatórios. Os operadores de TV podem adicionar um punhado de estações norte-americanas, mas nem todos estão a fazer isso. Os clientes podem pagar extra para adicionar mais canais ao pacote.

Período de adaptação
Quando perguntado se cerca de 600 queixas é preocupante, Valladao respondeu que grandes mudanças sempre exigem um período de adaptação.
Ela acrescentou que as novas ofertas não vão agradar a todos, e que os clientes podem sempre ficar com os seus pacotes atuais.
A Associação de Consumidores do Canadá também tem recebido várias reclamações sobre os pacotes magros – mais de 300 na última contagem.

O presidente Bruce Cran refere que muitos clientes estão a reclamar que, uma vez acrescentadas taxas adicionais e alguns canais extras, o custo do pacote de 25 dólares pode tornar-se mais caro do que a sua oferta de TV atual.
Quando a CRTC anunciou as novas ofertas, o regulador apontou-as como algo que iria mudar a regra do jogo, uma maneira “de maximizar a escolha e acessibilidade dos espectadores de TV canadiana”.

A comissão determinou que até 1 de março os prestadores de serviços deviam oferecer um pacote de TV “magro” básico por 25 dólares ou menos. Também tinham que deixar os clientes completar o plano com pequenos pacotes de canais ou pick-and-pay individual (pagar por cada canal escolhido).

Mas parece que muitas operadoras de cabo estão a fazer de tudo para tornar as ofertas obrigatórias o menos atrativas possível. Os pacotes de 25 dólares, muitas vezes, excluem os habituais descontos, mas incluem taxas extras para as necessidades, como um aluguer da caixa de TV digital.

Além disso, alguns dos canais individuais ou pacotes adicionados vêm a um preço elevado.
Apesar de ter recebido centenas de queixas, a porta-voz Valladao diz que a CRTC está a adotar uma abordagem de esperar para ver, ao mesmo tempo que monitoriza a situação. E para os clientes de cabo que não estão contentes com os novos pacotes? Valladao aconselhou-os a procurar (e negociar) algo melhor.

Fonte: CBC News