
Dezenas de répteis estão a ter refúgio num santuário em Peterborough, Ontário, depois do que pode ser a maior operação de resgate de espécies de crocodilo já realizada na América do Norte.
Mais de 150 aligátors, crocodilos, jacarés (caimão) estavam envolvidos no resgate, disse à CTVNews.ca Bry Loyst, o curador do Indian River Reptile Zoo.
“Alguns deles foram mantidos em aquários e nunca foram capazes de nadar, então vê-los nadar pela primeira vez foi uma alegria”, afirmou Loyst.
Os animais foram mantidos ilegalmente em Toronto, onde regulamentos locais proíbem tais espécies exóticas como animais de estimação. Todos os animais vieram de um proprietário, referiu Loyst.
O proprietário contactou o jardim zoológico, e fez uma doação para ajudar a cobrir o custo dos seus cuidados. Cerca de 20 funcionários e voluntários ajudaram a transportá-los para a sua nova casa localizada a aproximadamente 150 quilómetros a nordeste da cidade. Os voluntários também vão ajudar com o cuidado dos animais.
Alguns não podem ser devolvidos à natureza, porque eles foram importados ilegalmente. Loyst explicou que outros não serão autorizados a voltar a regressar aos seus países de origem por medo de transmissão de doenças às espécies nativas.
Em vez disso, os animais serão mantidos no novo edifício de resgate do zoológico para crocodilos, uma instalação com diversas piscinas de água. Algumas das piscinas têm profundidades de dois metros, capazes de segurar as espécies que podem crescer até três metros de comprimento.
Loyst adiantou que todos os répteis resgatados terão acesso ao ar livre no verão, mas serão mantidos dentro do edifício nos meses mais frios.
Para o resto do verão, os visitantes podem ver as criaturas de sangue frio quando eles optam por sair.
O zoológico prevê abrir a parte interior do edifício ao público no próximo verão.
O santuário é a única instituição sem fins lucrativos credenciada do seu tipo na América do Norte.
A organização é em grande parte financiada pelo público, quer pelo custo de admissão ou doações feitas online.