Crise da habitação: Wahi refere que preços e vendas baixaram em Ontário

Correio da Manhã Canadá

Uma empresa imobiliária tem estado a analisar os dados numa boa parte da província de Ontário e afirma que os preços e as vendas baixaram, registando-se agora ofertas insuficientes em muitas áreas. A Wahi refere que o preço médio das casas em Toronto, por exemplo, caiu 5%.

A Wahi, que oferece uma vasta gama de serviços imobiliários aos consumidores, analisou os dados em 10 cidades fora da GTA, incluindo Hamilton, Ottawa, London, Barrie e as três cidades da região de Waterloo, sendo Kitchener a única que não foi afetada, em média, pelas ofertas insuficientes de casas.

St. Catharines, London, Barrie e Guelph foram as que registaram a menor cotação, embora esta continue a ser inferior a 3% dos preços pedidos.

A Wahi dividiu Ottawa em distritos, com a empresa imobiliária a descobrir que 97% dos 64 bairros com, pelo menos, vendas do mês passado estavam em território de baixa cotação.

A empresa referiu que, embora a oferta seja baixa, isso não significa que todos os vendedores estejam dispostos a aceitar uma redução se não tiverem pressa em vender.

Se compararmos a maior cidade, a GTA, que é um mercado oito vezes maior em termos de número de casas vendidas do que a área de Kitchener-Waterloo, o número de transações desceu 17% na GTA contra 15% na região de Waterloo.

No entanto, ironicamente, a GTA está a manter os seus preços um pouco melhores.

O preço médio das casas em Toronto caiu apenas 5%, enquanto em Kitchener-Waterloo caiu 7,8% e em Ottawa caiu 10%.