Um homem de Toronto foi detido na sequência de várias agressões a muçulmanos. O mais recente ataque ocorreu numa mesquita. Ao que tudo indica, Chandler Marshall, de 28 anos, chegou mesmo a agredir uma das vítimas com uma corrente de bicicleta.
A polícia de Toronto acusou um homem de 28 anos de ter alegadamente agredido fiéis numa mesquita, atacado um motorista de táxi e pulverizado uma mulher que usava um hijab com uma substância desconhecida.
Descritos pela polícia e pelos líderes comunitários como uma série de ataques motivados pelo ódio, os incidentes tiveram lugar em vários locais da baixa da cidade, tendo o último ocorrido na mesquita do Centro Islâmico de Toronto no sábado, dia 18.
Os incidentes surgem no contexto de um aumento notável de acontecimentos relacionados com o ódio que parecem estar ligados às tensões agravadas pela guerra entre Israel e o Hamas.
Por volta das 6h30 de sábado, quando os fiéis se tinham reunido para as orações da manhã, o homem aproximou-se das pessoas que se encontravam no exterior da mesquita, na zona de Yonge Street e Davenport Road. Alegadamente, atirou pedras às pessoas e gritou insultos, agredindo uma delas com uma corrente de bicicleta. Uma das vítimas sofreu ferimentos ligeiros.
Chandler Marshall, de 28 anos, foi, entretanto, detido. É acusado de 17 crimes relacionados com agressões.