CRA PROCURA RECUPERAR 75 MILHÕES DE DÓLARES EM TFSAS INCORRETAMENTE UTILIZADOS

A Agência Tributária do Canadá está a procurar recuperar mais de 75 milhões de dólares em impostos de canadianos que podem estar em conflito com as regras da conta poupança isenta de impostos.

Segundo a CRA, embora a maioria dos canadianos esteja a fazer um uso correto das suas contas poupança isentas de impostos, ou TFSAs, “há um pequeno número de indivíduos ricos que usam essas contas como parte de um planeamento tributário agressivo”.

A CRA disse que conduziu auditorias TFSA desde 2011 e selecionou menos de um por cento das contas para uma revisão mais detalhada.

As auditorias identificaram 75 milhões de dólares em dívida, devido ao uso inadequado das TFSAs. A CRA referiu que cerca de 20 por cento desse montante resulta de auditorias que analisaram TFSAs que estavam associadas a atividade empresarial, como ações de negociação diária e outros títulos.

O limite anual de contribuição para uma TFSA está atualmente estabelecido em 5500 dólares por ano, com um teto de contribuição cumulativa de 52 mil dólares. Se os depósitos de uma TFSA ultrapassarem o período de contribuição de um titular da conta para o ano, ele ou ela pode estar sujeito a um imposto sobre os montantes em excesso, explica a CRA.

No ano fiscal de 2015, cerca de 20 mil canadianos, ou apenas 0,16% dos 12,7 milhões de detentores de uma TFSA, receberam avisos resultantes de contribuições em excesso para a TFSA.

Fonte: CTV News