Covid-19 no Quebec: Médicos querem medidas duras para negacionistas

Foto: Collège des Médecins du Québec/Twitter
Foto: Collège des Médecins du Québec/Twitter

A Ordem dos Médicos de Quebec pede medidas mais duras contra os não vacinados. As autoridades de saúde do Quebec dizem que cerca de metade das pessoas internadas com Covid-19 na província são de pessoas não vacinadas que estão na maioria das camas de Cuidados Intensivos, pois apresentam sintomas mais graves da doença.

A Ordem dos Médicos do Quebec, nomeadamente a Quebec College of Physicians está a pedir ao Governo da província que aplique medidas duras para cidadãos não vacinados.

“A população vacinada não pode mais sofrer em silêncio com as restrições das medidas sanitárias, enquanto as pessoas não vacinadas, que agora representam uma proporção muito pequena da população de Quebec, ocupam a maioria das camas de cuidados intensivos”, escreveu o presidente do Collège des médecins du Québec, Mauril Gaudreault.

A indignação surge porque os hospitais do Quebec estão a ser forçados a adiar cirurgias e consultas médicas a fim de transferir equipas para o tratamento de pacientes portadoras do novo coronavírus.

O ministro da Saúde do Canadá, Jean-Yves Duclos, foi ainda mais longe, dizendo que uma potencial vacinação obrigatória é a única saída da crise de saúde pública, mas observou que a decisão está nas mãos dos Governos provinciais.

Gaudreault diz ainda que o passaporte só deve ser considerado válido com a toma das três doses da vacina e que deve entrar em vigor o mais rápido possível.