Covid-19 no Canadá: 75% dos canadianos infetados até março de 2023

Foto: KarolinaGrabowska/Pexels
Foto: KarolinaGrabowska/Pexels

Até março de 2023, 75% dos canadianos tinham tido Covid-19. É o que revela uma nova análise divulgada esta semana pela COVID-19 Immunity Task Force. A Ómicron foi a grande impulsionadora dos casos.

Um estudo recente descobriu que 75% dos canadianos teve Covid-19 até março de 2023.A descoberta foi partilhada pela chamada COVID-19 Immunity Task Force (CITF), em parceria com sete estudos, na revista da Associação Médica Canadiana.

O relatório dá conta do aumento das infeções pela variante Ómicron na última temporada de vírus respiratórios, que deixou três quartos da população do Canadá com imunidade contra aCovid-19.

“Apesar da alta cobertura vacinal no Canadá, a taxa de infeção aumentou rapidamente com a altamente contagiosa variante Ómicron”, diz um dos autores do estudo.

“Depois de seis meses de circulação da Ómicron no Canadá, em meados de junho de 2022, a soro prevalência adquirida pela infeção subiu para 47%, com um aumento médio mensal de 6,4% ao mês. Em última análise, atingiu mais de 75% em março de 2023.”

O estudo é divulgado numa altura em que o Governo do Quebec alerta para a existência de uma nova estirpe do vírus. De acordo com o Ministério da Saúde provincial, a EG.5, também conhecida como Eris, está a ser monitorizada e, pelo menos para já, a população não precisa de alterar comportamentos.

A província vai ser palco de uma nova campanha de vacinação nos próximos meses para combater a Eris. Também em Ontário, a Middlesex-London Health Unit antecipa uma nova ronda de vacinações durante o regresso às aulas, para respondera um expectável aumento de casos no outono e no inverno.