Covid-19. Máscaras não obrigatórias em algumas regiões do Canadá

Foto: Engin Akyurt/Unsplash
Foto: Engin Akyurt/Unsplash

Os indicadores positivos da Covid-19 no Canadá estão a permitir o aligeirar de algumas restrições, como por exemplo, deixar de usar a máscara. Alguns locais no país já não obrigam ao uso da cobertura facial, só que nem todos os entendidos da matéria, os especialistas, estão de acordo.

O uso das máscaras faciais de proteção contra o novo coronavírus já se tornou um hábito na maioria das pessoas no Canadá e no mundo. E há quem já não se imagine sem elas em lugares internos.

Com o aproximar do fim da pandemia, algumas restrições são levantadas e o uso de máscara não é exceção. De norte a sul do Canadá, há provinciais, municípios e regiões que já não obrigam ao uso da cobertura facial em locais públicos, como restaurantes e lojas.

Mas, será essa uma medida segura na reta final da pandemia? Os especialistas estão divididos.

A autarquia de Calgary votou na passada segunda-feira para revogar o estatuto do uso da máscara na cidade. O município junta-se à maior parte das regiões da província de Alberta ao não exigir máscaras em locais públicos. Também British Columbia eliminou o requisito da cobertura facial contra a Covid-19.

Com o passar do verão, a remoção do uso das máscaras obrigatórias será certamente considerada noutras regiões do Canadá, cuja maioria ainda tem esse requisito em ambientes fechados.

Em Edmonton, o estatuto do uso de máscara foi removido a 1 de julho. De acordo com a imprensa canadiana, donos de restaurantes relatam um misto de clientes quanto ao uso das coberturas faciais. Por um lado, há clientes que gostam de colocar a máscara ao entrar no restaurante, por outro, muitas pessoas nem a usam sequer.

A chegada das novas variantes vem preocupar alguns especialistas com o aligeirar do uso das máscaras em locais fechados. Segundo eles, seria melhor esperar até haver uma maior taxa de vacinação de segundas doses da vacina contra a Covid-19. Isso porque “a variante Delta é muito boa a infetar pessoas com apenas uma injeção da vacina”.

Só que nem todos pensam da mesma forma. Um especialista canadiano em doenças infecciosas acha que o levantamento do uso das máscaras “faz sentido”. O especialista garante que não há “surtos comunitários” nem qualquer “disseminação generalizada de nenhuma das variantes novas e mais perigosas”.

A Organização Mundial de Saúde já veio dizer que mesmo com as duas doses tomadas, as pessoas devem continuar a usar máscaras.