COSTA DIZ QUE PARA HOMENAGEAR O SNS É PRECISO DESENVOLVÊ-LO

LusaMelgaço, Viana do Castelo, 20 ago (Lusa) — O primeiro-ministro, António Costa, declarou hoje que para homenagear o Serviço Nacional de Saúde (SNS), mais do que defendê-lo, é preciso desenvolvê-lo, referindo-se em particular à expansão da rede de cuidados continuados.

Num discurso na inauguração da Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Melgaço, onde foi também assinado o contrato-programa com o Instituto São João de Deus para aquele espaço, António Costa — que havia visitado o edifício ainda por abrir em setembro de 2015, antes das eleições legislativas – disse que “desenvolver a rede de cuidados continuados é efetivamente uma reforma estrutural no setor da saúde”.

“Mas é uma reforma feita com inteligência, não é a reforma que fecha serviços, não é a reforma que priva a população dos cuidados a que tem direito. É, pelo contrário, uma reforma que permite à população aceder a melhores cuidados e a todos os contribuintes poderem gastar menos naquilo que é a defesa do SNS”, acrescentou o primeiro-ministro, antes de recordar as quatro décadas do SNS que agora se assinalam.