COREIA DO NORTE VAI LIQUIDAR ATIVOS SUL-COREANOS DOS PROJETOS CONJUNTOS

LusaSeul, 10 mar (Lusa) — A Coreia do Norte anunciou hoje que pretende desfazer-se de todos os ativos deixados no seu território por empresas sul-coreanas envolvidas nos projetos conjuntos dos dois países, atualmente paralisados.

“Como as hostis forças sul-coreanas cessaram unilateralmente as suas atividades na [estância turística] do monte Kumgang e no complexo industrial de Kaesong, nós vamos liquidar totalmente todos os bens das empresas sul-coreanas e instituições relacionadas deixados para trás”, anunciou o Comité para a Reunificação Pacífica da Coreia num comunicado difundido pela agência oficial norte-coreana KCNA.

A Coreia do Sul anunciou a suspensão das operações na zona industrial intercoreana de Kaesong, um dos últimos projetos comuns de cooperação entre o Norte e Sul, após o lançamento de um foguetão por Pyongyang, em fevereiro, que a counicadade internacional considera ter sido um teste de mísseis de longo alcance. Em janeiro, a Coreia do Norte havia feito o seu quarto ensaio nuclear.