
A NOVA MEMBRO DO PARLAMENTO PROVINCIAL DE ONTÁRIO PARA DAVENPORT
Nos últimos quatro anos, o bairro de Davenport foi representada a nível provincial pela luso-canadiana Cristina Martins. Foi uma escolha que faz sentido, considerando o estatuto do distrito, que tem a maior percentagem de constituintes de etnia portuguesa em todo o Canadá.
Mas desde junho, uma nova cara política surgiu no bairro, e o seu nome é Marit Stiles.
Nascida e criada em St. John’s, Newfoundland e Labrador, Stiles mudou-se para o centro de Toronto quando tinha cerca de 20 anos. Desde essa altura começou uma família na comunidade que agora serve, ao criar duas filhas juntamente com o seu marido. Já a viver no distrito há mais de 20 anos, Stiles diz que já reconheceu a importância que Davenport tem para os portugueses canadianos que vivem na cidade.
“Eu sempre valorizei o facto de morar numa área que tem uma comunidade portuguesa grande e vibrante”, disse em entrevista ao Correio da Manhã Canadá. “Apesar de muitas pessoas da comunidade portuguesa viver um pouco por toda a cidade e não só, Davenport (…) continua a ser o coração da comunidade em muitos aspectos”.
Um dos bairros mais culturalmente diverso em Ontário, Davenport tem permanecido tradicionalmente nem à direita nem à esquerda quando se trata de representação política. Os partidos Liberais do Canadá e Ontário mantiveram o distrito pintado de vermelho na maior parte da sua existência aos níveis federal e provincial.
Apesar das águas relativamente calmas, a região não ficou ilesa da onda laranja que atingiu Ontário como parte da eleição provincial deste ano.
Em junho, o Novo Partido Democrático (NDP) assegurou estatuto de “Oposição Oficial” enquanto Doug Ford e os Conservadores Progressistas formaram um governo maioritário. Esta é a primeira vez que o NDP tem o paple de oposição em Ontário desde 1987, e com 40 membros no Parlamento Provincial (MPPs) do Queen’s Park, o partido constitui a maior oposição desde 1985.
“Tem sido um momento muito importante e emocionante para nós”, disse Stiles. “Muito dos MPPs que foram reeleitos são surpreendentes e fortes (…) mas também há muitas pessoas novas que foram eleitas como eu que, acredito, estão a trazer novas capacidades, novas ideias, e nova energia”.
Antes de desempenhar funções como MPP, Stiles foi presidente do NDP do Canadá. A membro do parlamento ocupou o cargo entre 2016 a 2018, uma época que descreveu como “uma parte da nossa história realmente importante”, com a eleição de Jagmeet Singh como líder. Singh, que faz parte de uma minoria, é o primeiro a liderar um partido político principal a nível federal.
“Foi um período muito interessante para mim”, disse. “Eu consegui representar o partido por todo o Canadá e fazer muito do trabalho importante da sua organização que achei que precisámos na altura, para estar prontos para formar governo na próxima eleição federal”.
Mas por enquanto, Stiles está focada em servir os constituintes do seu distrito da forma a aumentar o acesso a diferentes serviços dentro da comunidade, particularmente para os seus membros mais velhos.
“Uma das coisas em que eu realmente acredito é ter um serviço excelente para a comunidade”, disse a
política. “É realmente importante que (…) nós possamos prestar certos serviços (…) como ‘clínicas fiscais’, lugares físicos que possam ajudar a comunidade a preparar as taxas, e outros serviços que facilitam o acesso de várias pessoas a mais oportunidade que de outra maneira não conseguiam aceder”.
Stiles também planeia realizar mais reuniões da cãmara no futuro e introduzir um escritório eleitoral itinerante capaz de viajar através do distrito e apoiar caso a caso os que vivem em Davenport. Por enquanto, os residentes podem encontrar o seu escritório no 1199 da Bloor St. W.
POR: Jennifer Ferreira
