

Meses após a cidade de Toronto ter começado uma fiscalização mais dura do estacionamento durante a hora de ponta, parece que alguns condutores ainda não compreenderam a mensagem.
Introduzida em janeiro como uma solução para ajudar a aliviar o engarrafamento na cidade, a então nova abordagem para os veículos estacionados ilegalmente ao longo das principais estradas na hora de ponta traduziu-se no aumento de multas para os condutores ou estes verem os seus veículos rebocados – sem exceção.
“Quer seja uma empresa de correios ou um membro do público, há tolerância zero”, disse Brian Moniz, um supervisor do serviço de fiscalização de estacionamento da Polícia de Toronto, à CTV Toronto na quarta-feira.
No primeiro mês de aplicação da regra de estacionamento, a cidade multou quase 7.915 veículos e rebocou mais de 1.340. Esses números caíram fortemente em fevereiro, quando o número de multas que foram emitidas diminuiu cerca de 2.000.
Mas parece que fiscalizar o comportamento do condutor não é tão fácil como passar uma multa ou rebocar um veículo.
Logo que os meios de comunicação desviaram a sua atenção da campanha de fiscalização, o número de infrações voltou a subir. Em julho, cerca de 8.000 veículos foram multados e mais de 1.500 foram rebocados – que é mais do que o número de infrações no início do ano.
O número de violações foi particularmente elevado no extremo oeste, onde cerca de 2.500 veículos foram rebocados e mais de 10.000 multas (hora de ponta) foram emitidas entre janeiro e julho.
Além de um aumento nas infrações, a cidade também continua a rebocar veículos pertencentes a 30 e 40 reincidentes diários. Esses condutores já receberam três ou mais multas, mas continuam a estacionar onde querem.
De acordo com Moniz, há uma escassez de lugares de estacionamento na cidade que pode estar a contribuir para o problema.
Mas com falta de pontos de estacionamento ou não, a cidade espera, eventualmente, alterar o comportamento dos condutores. Na segunda-feira, a cidade vai iniciar mais uma campanha de fiscalização de estacionamento ilegal.