

A comunidade italo-canadiana está a mobilizar-se para ajudar a região afetada por um terramoto mortal no centro da Itália que matou pelo menos 247 pessoas e deixou milhares desabrigadas na quarta-feira.
O sismo de 6,2 graus na escala Richter ocorreu às 03:36 horas e reduziu a escombros três cidades do centro de Itália.
Bob Sacco, presidente da Federação Nacional de Empresas e Associações Profissionais Italo-Canadianas, diz que ainda que seja um pouco cedo, a sua organização está a analisar as opções para apoiar nos esforços de recuperação.
Sacco esteve anteriormente envolvido na angariação de fundos, no seguimento de um forte sismo, em 2009, na região de Abruzzo, Itália, que matou mais de 300 pessoas. Naquela época, foi criado o Fundo de ajuda para o terramoto de Abruzzo, angariando dois milhões de dólares para um novo centro de pesquisa médica da Universidade de L’Aquila, numa das cidades mais atingidas pelo sismo. Um valor adicional de 400.000 dólares foi doado à Cruz Vermelha.
Ele acrescentou que a sua organização provavelmente irá seguir um plano semelhante para angariar dinheiro para as cidades afetadas pelo sismo. Mas, por enquanto, ele disse que os esforços de resgate são mais importantes.
Fonte: Canadian Press