
O dia da mãe é uma data comemorativa celebrada em honra de todas as mães, bem como de figuras maternais. No Canadá, a data é assinalada no segundo domingo do mês de maio. No último fim-de-semana, várias associações de Toronto, entre elas a Casa das Beiras, a Associação Asas do Atlântico e o Sporting Clube Português, fizeram questão de prestar homenagem às mães, reunindo várias pessoas da comunidade portuguesa.
A Casa das Beiras organizou um jantar, no sábado dia 12 de maio, aberto a toda a comunidade. O seu presidente, Bernardino Nascimento, deixou um agradecimento às mães, lembrando o respeito que todos os homens devem ter perante não só pela sua progenitora, mas também pelas “mães dos nossos filhos”. O entretenimento esteve a cargo da banda Raça Latina, com música ao vivo.
Maria Martins, uma das mães presentes, ressaltou o quão familiar e acolhedora é a Casa das Beiras. Já Susana Teixeira, mãe da Miss Casa das Beiras 2017, contou ao CMC que abraçou a maternidade em tenra idade, com apenas 17 anos e, com agora três filhos, sente que eles são o “maior amor de uma mulher”.
Na organização Asas do Atlântico, foi também servido um jantar, no mesmo dia, acompanhado de música e muita animação. Marília de Fraga, presidente da associação, mencionou que é mãe de três e que se sente muito orgulhosa de todos. João Goulart, também presidente, falou à nossa reportagem e aproveitou para agradecer o envolvimento da comunidade ao longo dos anos. Aproveitou a ocasião parta deixar um apelo para que os portugueses continuem a viver e transmitir a cultura lusa, realçando que o clube Asas do Atlântico está aberto a todas as pessoas residentes da área, quer sejam naturais da Ilha do Pico, do continente ou até do Brasil. Conceição Baptista, ensaiadora de teatro, salientou que ser mãe envolve muita responsabilidade, revelando que o facto de ter o filho longe (nos Estados Unidos) é, por vezes, doloroso.
No domingo, dia 13 de maio, realizou-se um almoço de convívio no espaço do Sporting Clube Português de Toronto, também para honrar as mães. Ana Santos, secretária da associação, assumiu que ser mãe é muito mais importante do que dinheiro ou saúde. Ainda sobre a experiência materna, algumas mães aproveitaram para deixar o seu apoio àquelas que foram mães há pouco tempo, uma tarefa que consideram difícil.
As mães participantes dos três eventos receberam flores em homenagem ao seu trabalho árduo e gratificante: o de educar um filho.
Marisa Remédios