

O Comissário de Informação e Privacidade do Ontário diz que até 14 mil mulheres podem ter sido afetadas por duas violações de privacidade “significativas” no Rouge Valley Health System (RVHS) e que as políticas do hospital não conseguiram proteger as informações dos pacientes, noticiou a CP24 na terça-feira.
Um porta-voz da RVHS disse inicialmente em junho que 8.300 mulheres poderiam ter sido afetadas por violações de privacidade no Scarborough Centenary, após dois empregados terem tido acesso a informações dos pacientes e as terem vendido a empresas RESP.
Mais tarde, o hospital referiu que uma violação de privacidade também tinha ocorrido num outro espaço seu, em Ajax-Pickering, entre 9 de julho de 2009 e 5 de abril de 2014, mas não revelou quantas mulheres podem ter sido afetadas.
Após a realização de uma avaliação das violações, o comissário de privacidade concluiu que o hospital “não conseguiu estabelecer salvaguardas técnicas e administrativas razoáveis para proteger as informações dos pacientes”.
O RVHS foi condenado a implementar novas políticas para a formação de privacidade e outras medidas para garantir que o hospital pode analisar todas as situações onde os funcionários acessam informações de saúde pessoais.