
Bruxelas, 26 fev (Lusa) — A Comissão Europeia observou hoje que os relatórios por país (“country reports”) revelam que têm sido levadas a cabo reformas em diversas áreas, mas alertou que “o esforço é desigual”, e vários Estados-membros “têm de fazer mais”.
Em declarações escritas que acompanham a publicação dos relatórios, os comissários Valdis Dombrovskis (Euro), Pierre Moscovici (Assuntos Económicos) e Marianne Thyssen (Emprego e Assuntos Sociais) sublinham a necessidade de os Estados-membros se empenharem ainda mais, lembrando que a retoma da economia europeia permanece “frágil”, num contexto de “crescentes riscos externos” e “volatilidade dos mercados financeiros”.
Segundo o vice-presidente com a pasta do Euro, “a análise da Comissão mostra que estão a ser conduzidas reformas em diversas áreas, mas o esforço é desigual. Vários Estados-membros necessitam de ser mais decididos em fazer face a vulnerabilidades persistentes, como elevada dívida pública e privada”.