Toronto acaba de bater recordes de chuva e nevoeiro em dezembro e a previsão é de que o inverno continue cinzento. A culpa é de um inverno mais quente do que o habitual, diz a Environment and Climate Change Canada.
As notícias não são boas para os habitantes de Toronto que sofrem de depressão sazonal. Dezembro trouxe níveis recorde de nevoeiro e chuva e a luz do sol não deve regressar tão cedo.
De acordo com o Environment and Climate Change Canada, foram registados 15 dias de chuva no mês passado, em comparação com uma média de sete dias em dezembro. As temperaturas situaram-se cinco graus acima da média de dezembro, trazendo mais nevoeiro do que o habitual.
De acordo com os especialistas, a cidade registou mais de 200 horas de nevoeiro durante 17 dias no mês passado. Toronto nunca viu tanta chuva ou nevoeiro em dezembro. Um cenário mais habitual em Vancouver ou Halifax.
Este inverno, o vento não tem vindo do Norte, dizem os peritos, mas sim dos trópicos, do El Niño e dos oceanos Pacífico e Atlântico. Tudo isto significa mais precipitação.
O pior já deve ter passado, mas os dias provavelmente não vão ficar muito mais solarengos neste inverno. Prevê-se que o tempo cinzento e chuvoso se mantenha durante janeiro e fevereiro, embora o sol deva aparecer um pouco mais frequentemente à medida que a temperatura continua a arrefecer.