CLIMA DE MEDO VOLTA A ANTIGAS ZONAS DE CONFRONTOS ENTRE GOVERNO MOÇAMBICANO E RENAMO

LusaGorongosa, Moçambique, 06 set (Lusa) – Habitantes de Gorongosa e Muxúnguè, centro de Moçambique, consideram que os desencontros entre o Governo moçambicano e a Renamo são “potenciais focos de instabilidade” e estão a provocar um clima de insegurança naquelas zonas atingidas por recentes confrontos militares.

Em declarações à Lusa, Feliciano Matchisso, deslocado nas últimas confrontações, entre 2013 e 2014, na Gorongosa, província de Sofala, disse que esperava “um 2015 apaziguado” mas que o agravamento da tensão política entre o Governo e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, “alimentam incertezas” a centenas de pessoas que ainda se mantêm longe das suas casas.

“Há muitos que saíram do campo de deslocados para o interior, mas mantêm casas em bairros de reassentamentos, porque ainda não há garantias de cessar-fogo completo. Aqui [na Gorongosa] são mantidos os militares de ambas partes e, com o aumento das divergências, o medo voltou”, declarou Feliciano Matchisso.