CINEMA – A MAIOR CRISE DE SEMPRE

‘O Mascarilha’ de Johnny Depp não conseguiu atrair público
‘O Mascarilha’ de Johnny Depp não conseguiu atrair público
‘O Mascarilha’ de Johnny Depp não conseguiu atrair público
‘O Mascarilha’ de Johnny Depp não conseguiu atrair público

É uma crise sem precedentes em Hollywood e já há quem lhe chame ‘Verão da Perdição’. Os blockbusters desta temporada – filmes que tiveram acima de 75 milhões de euros de investimento – estão a revelar-se sucessivos fracassos de bilheteira, resultando numa perda global de 19% dos lucros quando comparado com o período homólogo do ano passado.
As estreias de ‘RIPD: Agentes do Outro Mundo’, com Jeff Bridges, ‘O Mascarilha’, com Johnny Depp, e ‘Ataque ao Poder’, com Jamie Foxx (que chega a Portugal em setembro), fizeram carreiras muito dececionantes nos Estados Unidos. O filme de Johnny Depp, por exemplo, que custou 188 milhões de euros, resultou num prejuízo de 113 milhões para os estúdios da Disney.
‘Agentes do Outro Mundo’ custou 98 milhões e fez apenas 15 milhões na semana de estreia. Para ser considerado um êxito, um filme de grande investimento deve, pelo menos, realizar metade do seu custo no fim de semana de estreia.
Segundo os especialistas, os números assustadores não têm apenas a ver com as pessoas irem menos ao cinema. O facto de quase todos os estúdios terem produzido um blockbuster para o verão – tornando-se, inadvertidamente, rivais uns dos outros – levou a um sucesso quase impossível.
E o futuro afigura-se ainda mais negro. Para a próxima temporada já estão anunciadas inúmeras megaproduções. O Batman e o Homem de Aço vão juntar-se para um só filme. Vem aí a quinta aventura dos ‘Piratas das Caraíbas’ mas também a segunda de ‘Thor’, a terceira do ‘Quarteto Fantástico’ e nova Versão de Godzila.