CINCO COISAS A SABER SOBRE O NOVO CANADA CHILD BENEFIT

O primeiro-ministro Justin Trudeau e a sua esposa, Sophie Grégoire Trudeau, posam com crianças durante um evento em Toronto no mês passado. (Mark Blinch / Canadian Press)
O primeiro-ministro Justin Trudeau e a sua esposa, Sophie Grégoire Trudeau, posam com crianças durante um evento em Toronto no mês passado. (Mark Blinch / Canadian Press)
O primeiro-ministro Justin Trudeau e a sua esposa, Sophie Grégoire Trudeau, posam com crianças durante um evento em Toronto no mês passado. (Mark Blinch / Canadian Press)
O primeiro-ministro Justin Trudeau e a sua esposa, Sophie Grégoire Trudeau, posam com crianças durante um evento em Toronto no mês passado.
(Mark Blinch / Canadian Press)

Os Liberais prometeram durante eleição federal do outono passado que nove em cada 10 famílias canadianas ficariam melhor quando começassem a receber o novo abono de família.

Significativamente melhor – até a quantia de 2.300 dólares por ano, em média, de acordo com cálculos do departamento de finanças para o benefício do ano 2016-17.

A partir do dia 20 de julho, as famílias canadianas vão descobrir exatamente o quanto os seus novos pagamentos mensais serão.

Mas avaliar o impacto total do novo Canada Child Benefit (CCB) pode demorar mais algum tempo.

Aqui estão algumas coisas a saber sobre o novo abono de família mensal:

Quanto vão receber as famílias?
Quando o orçamento federal saiu em março, o departamento financeiro disponibilizou uma calculadora simples.

Desde então, a Agência Tributária do Canadá adicionou uma calculadora mais complexa para todos os benefícios do governo. Esta exige a introdução de mais informações, mas calcula um número mais exato.

Para as famílias com baixos rendimentos, o CCB é anunciado como um fator de mudança. As Finanças do Canadá dizem que o CCB vai tirar 300.000 crianças da pobreza, em comparação com os números de 2014-15.

Aqui está o porquê: as famílias com menos de 30.000 dólares de rendimento líquido anual recebem estes benefícios máximos anuais:
• 6.400 dólares por criança com idade inferior a 6.
• 5.400 dólares por criança com idade entre 6 a 17.
• Um montante adicional de 2.730 dólares por criança elegível para o crédito fiscal por deficiência.

As famílias com rendimentos mais elevados recebem cada vez menos, até que o CCB seja progressivamente eliminado para as famílias mais ricas. Mas o cálculo exato de quando esse ponto será alcançado é um pouco complexo.

O número e idade das crianças é um fator. Assim são todos os componentes do rendimento líquido ajustado de uma família, que é baseado na linha 236 no seu formulário de imposto federal.

No cálculo do rendimento líquido familiar para fins do CCB, o anterior rendiemnto do Universal Child Care Benefit (UCCB) e do Registered Disability Savings Plan (RDSP) são subtraídos do seu rendimento tributável.

Mal pode esperar pelo dia 20 de julho para descobrir o valor exato do benefício? Qualquer pessoa que tenha uma conta CRA online pode saber esse valor, com base numa avaliação fiscal de 2015.

Este benefício tem efeitos retroativos?
Não. Ao contrário do anterior lançamento do governo Conservador do seu UCCB reforçado em julho passado, desta vez não há lugar a nenhum pagamento com efeitos retroativos, que remonta a 01 de janeiro.

A legislação para criar o novo benefício só recebeu aprovação real para se tornar lei em junho. Mas o ano dos benefícios federais começa em julho, o que significa que os programas são divididos durante o ano civil, de qualquer maneira.

O que foi cortado?
O benefício revisto não é o único impacto sobre a linha de lucro/prejuízo de uma família.
O CCB também se destina a simplificar as coisas, por isso substitui:
• O UCCB, os atuais pagamentos mensais (abono) de 160 dólares por criança com menos de seis anos e 60 dólares para crianças entre 6 e 17.
• Canada Child Tax Benefit.
• Abono de Família Nacional (um suplemento para famílias com baixos rendimentos).
• O Family Tax Cut dos Conservadores – também conhecido como “divisão de rendimento para as famílias” com as crianças menores de 18 anos, o que reduziu significativamente o imposto a pagar, até 2.000 dólares para as famílias, quando um dos pais ou tutor recebeu significativamente mais do que o outro.
• Children’s Fitness Tax Credit and Children’s Arts Tax Credit. Estas deduções no valor de até 150 e 75 dólares por criança, respetivamente, estão a ser eliminados – reduzido pela metade em 2016, em seguida, eliminado inteiramente para 2017 e além.

Ao contrário do UCCB anterior, o novo CCB não é rendimento tributável, então não haverá imposto extra na próxima primavera.

As famílias têm de fazer toda a matemática – os impostos não pagos, mas também os créditos não reclamados – antes de tirar conclusões sobre se eles estão em melhor situação.

E não se esqueça: os escalões fiscais federais mudaram em janeiro passado. A taxa de rendimento médio caiu de 22 por cento para 20,5 por cento, enquanto uma nova taxa de imposto de 33 por cento entrou em vigor para rendimentos acima de 200.000 dólares.

Como posso tirar o máximo dele?
A chave para maximizar o CCB encontra-se em minimizar o rendimento líquido do agregado familiar. Quaisquer deduções que reduzem o montante na linha 236 da nota de liquidação de IRS federal irá resultar em pagamentos de benefícios mensais mais elevados.

E quanto às interrupções no serviço da Canada Post?
No momento da escrita, o risco de interrupções dos serviços postais neste verão parece adiado, mas não acabado.

No caso da luta laboral aumentar, o Canadian Union of Postal Workers (CUPW) concordou em continuar a entregar os cheques CCB emitidos no dia 20 de cada mês.

Mas o governo incentiva quem ainda recebe pagamentos de benefícios na caixa postal a se inscrever para o depósito direto.

Fonte: CBC News