
Argel, 16 set (Lusa) – Portugal e a Argélia vão realizar no início de 2015 uma cimeira de chefes de governo para dar novo impulso às relações bilaterais, disse à Lusa em Argel o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.
“Fevereiro é a proposta do primeiro-ministro porque se realiza em Argel, e é importante porque permite um grande impulso às nossas relações. Espera-se a conclusão de diversos processos em curso e que comecem novas iniciativas”, referiu na noite de segunda-feira o chefe da diplomacia portuguesa no rescaldo de uma visita oficial de 24 horas ao país magrebino e depois uma reunião com o chefe do governo argelino, Abdelmalek Sellal.
A “agilização das viagens” através de facilitação da emissão de vistos destinados a deslocações de empresários e outras categorias profissionais na perspetiva de concretização dos objetivos da parceria estratégica foi outro aspeto sublinhado, a par de uma maior flexibilização do mercado interno do país para as empresas portuguesas.