CIENTISTA DE ALBERTA PREMIADA POR CRIAR MÁSCARA REVESTIDA DE SAL

Foto: University of Alberta
Foto: University of Alberta

Uma máscara de proteção contra a covid-19 foi premiada no Canadá. A inovação é da autoria de uma cientista de Alberta e é revestida de cristais de sal.

Uma investigadora da Universidade de Alberta foi distinguida por uma inovação que ajuda a combater a covid-19. Ilaria Rubino criou uma máscara que usa as arestas afiadas de cristais de sal para destruir gotas infetadas com o vírus.

A cientista explica que a solução é composta principalmente por sal e água e usada para revestir a primeira camada da máscara.

À medida que as gotas infetadas evaporam, os cristais de sal voltam a crescer como armas pontiagudas, eliminando as bactérias ou os vírus em cinco minutos.

Rubino colaborou com um investigador da Georgia State University em Atlanta para avançar com o projeto, que começou há cinco anos.

A cientista foi reconhecida na quarta-feira, dia 25 de novembro, com um prémio de inovação da Mitacs, organização sem fins lucrativos que homenageia pesquisadores de instituições académicas.

A máscara revestida de sal deverá ser comercializada no próximo ano, após a devida aprovação.

Ilaria Rubino diz que o equipamento de proteção pessoal também pode ser usado para impedir a propagação de outras doenças infeciosas, como a gripe.