CIDADE VAI DISCUTIR A IMPLEMENTAÇÃO DE PORTAGENS NA GARDINER EXPRESSWAY E DON VALLEY PARKWAY

tollUm sistema de portagem na Gardiner Expressway e Don Valley Parkway poderia pagar os melhoramentos e manutenção das estradas, e ter um “impacto pequeno, mas positivo” nos tempos de viagem, de acordo com um relatório recém-apresentado à Comissão Executiva da cidade de Toronto.
Depois da Assembleia Municipal ter aprovado em junho a opção “híbrida” de manter a Gardiner, esta comissionou pessoal da cidade para informar sobre cobrança de portagens, como uma possível opção para pagar a iniciativa.
O relatório prevê que renovar a Gardiner vai custar cerca de 3.8 mil milhões de dólares (em 30 anos), enquanto a manutenção do DVP está indexada em 400.000 dólares por ano durante o mesmo período.
O estudo examinou duas opções que foram encontradas para servir melhor as necessidades da cidade: uma taxa fixa, ou sistema aberto; e taxa baseada na distância percorrida, ou um sistema fechado.

grafico

A taxa fixa de 1,25 a 3,25 dólares foi pensada para os veículos em ambas as estradas, com os camiões a pagar o dobro.
O sistema de distância percorrida, similar ao usado na autoestrada 407, poderá ver os condutores pagar 10 a 35 cêntimos por quilómetro, com os camiões a pagar o dobro.
O relatório afirma que o custo da implementação das opções de portagem varia de 28 milhões de dólares para o sistema aberto, a 48 milhões de dólares para o sistema fechado.
O sistema aberto também é a opção mais barata quando se trata de operação e manutenção. O sistema aberto tem um custo de 31 milhões de dólares, enquanto que há um custo associado de 37 milhões de dólares por ano para o sistema fechado.
O relatório adverte que, se a Assembleia avançar com portagens em ambas as estradas, “deve ser levado a cabo um estudo mais aprofundado”.
A próxima reunião da Comissão Executiva da cidade está prevista para o dia 21 de setembro.
Fonte: Citynews