CIBC VAI COMPRAR PRIVATEBANCORP EM ACORDO DE 4,9 MIL MILHÕES DE DÓLARES

(The Canadian Press/Nathan Denette)
(The Canadian Press/Nathan Denette)
(The Canadian Press/Nathan Denette)
(The Canadian Press/Nathan Denette)

O CIBC está a avançar para a compra do PrivateBancorp Inc., com sede em Chicago, em um acordo amigável no valor de 4,9 mil milhões de dólares canadianos, ou 3,8 mil milhões de dólares americanos, que se destina a aumentar a sua presença no setor bancário dos EUA.

“Vemos esta como uma transação estratégica de longo prazo, que cria uma plataforma para o crescimento em toda a América do Norte, expande e aprofunda a nossa relação com os clientes, e cria um CIBC mais amplo, diversificado e valioso para os nossos acionistas, os nossos clientes e a nossa equipa”, disse o presidente e chefe-executivo do CIBC, Victor Dodig, em comunicado do banco.

O acordo requer várias aprovações, inclusive dos acionistas do banco de Chicago.
A oferta do banco com sede em Toronto é cerca de 30,8 por cento acima do preço de fecho para as ações do PrivateBancorp na terça-feira.

Após o anúncio, as ações do banco dos EUA subiram para cerca de 45,46 dólares no comércio pré-mercado, de 35,93 dólares no fecho. Enquanto isso, as ações do CIBC caíram cerca de 1,5 por cento na negociação pré-mercado.

O PrivateBancorp tem cerca de 1.200 funcionários e presença em 11 mercados dos EUA, além de Chicago. Tem cerca de 17,7 mil milhões de ativos sob gestão.

Dodig sublinhou que o CIBC foi atraído pela qualidade da equipa de gestão no PrivateBancorp e anunciou que o seu presidente e CEO, Larry Richman, permaneceria nessas posições, e tornar-se-ia o chefe da região dos EUA para o banco canadiano.

O CIBC diz que está a oferecer uma combinação de dinheiro e ações do CIBC no valor de cerca de 47 dólares por ação para comprar a companhia dos EUA, que está listada na bolsa de valores Nasdaq.

Um montante de quase 1,5 mil milhões de dólares do preço de compra será pago em dinheiro e o restante com aproximadamente 29,5 milhões de ações ordinárias do CIBC, que é um dos cinco maiores bancos do Canadá.

Fonte: Canadian Press