CGD MULTADA EM 300 MIL EUROS POR ALEGADA FALTA DE TRANSPARÊNCIA

cmvmA Caixa Geral de Depósitos foi condenada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ao pagamento de multas de 300 mil euros por violações à integridade, transparência e equidade do mercado.
As infrações ocorreram entre abril e dezembro de 2008 e foram praticadas pelas empresas do grupo CGD ligadas as áreas de investimento, como, a Caixagest e Caixa Banco de Investimento.
A CMVM imputou assim à Caixagest e à Caixa BI a prática de atos suscetíveis de pôr em risco a regularidade de funcionamento e a credibilidade do mercado, que deram origem nomeadamente a transações fictícias que provocaram, no momento em que ocorreram, a subida da cotação desse título. Escreve o regulador que “As ofertas em causa eram idóneas para produzir e efetivamente produziram alterações artificiais nos preços dos títulos, afastando o respetivo valor daquele que resultaria do normal funcionamento do mercado”.
Ambas as arguidas (Caixagest e Caixa BI) foram assim condenadas pelo regulador, após o cúmulo jurídico, ao pagamento de uma coima única de 150 mil euros cada.