
Mais de 600 mil habitantes de Ontário descarregaram, na passada quarta-feira, através do site do Governo da província, o certificado de vacina como requisito obrigatório para alguns locais.
A ministra provincial da Saúde, Christine Elliott, disse que um total de 637 mil downloads de certificados de vacinas foram feitos no site do Governo de Ontário na passada quarta-feira. Tudo isto surge depois de uma nova regra que proibia indivíduos não vacinados de aceder a uma série de estabelecimentos e ambientes não essenciais.
Todos os cidadãos de Ontário com, pelo menos, 12 anos devem apresentar uma cópia do ficheiro junto com um documento de identidade com fotografia para ter acesso a diversos ambientes nas próximas semanas, incluindo ginásios, cinemas e restaurantes para refeições em ambientes fechados.
O Governo de Ford, no entanto, espera ser capaz de disponibilizar novos códigos QR digitalizáveis aos cidadãos para provar o status de vacinação, já a partir de 22 do próximo mês de outubro.
A revelação surge sobretudo por causa da preocupação de que os ficheiros podem ser facilmente editados. No fundo, é possível alterar o nome do indivíduo que recebeu a vacina.
Por essa razão, a introdução de uma aplicação para smartphone de código QR vai ser melhor, pois é mais difícil de manipular.
Mais de 79% dos cidadãos de Ontário com mais de 12 anos já receberam duas doses e terão um certificado seguro para uso em ambientes exigidos.
O premier Doug Ford insistiu que o novo sistema de certificado de vacina de Ontário será uma medida estritamente temporária que será suspensa assim que a ameaça representada pela pandemia da Covid-19 diminuir.
