
Começou hoje o programa de certificado de vacinas para a Covid-19 em Ontário. Os cidadãos com, pelo menos, 12 anos passam a apresentar um comprovativo de vacinação ou prova de uma isenção médica legítima se quiser estar em ambientes públicos fechados.
Já se passaram três semanas desde que o Premier Doug Ford anunciou planos para implementar um programa de certificado de vacinas para a Covid-19 para muitos ambientes públicos fechados em toda a província.
“Eu sei que muitas pessoas estão preocupadas com o certificado e o que ele significa para as suas liberdades civis. Eu sei que esta é uma questão que causa divisão e isso é compreensível”, disse Ford aos jornalistas, durante uma conferência de imprensa no Queen’s Park, chamando a medida de temporária e excecional.
“Não é nenhum segredo que eu estava relutante em usar essa ferramenta, mas a nossa maior preocupação, o que me mantém acordado à noite, é garantir que nunca percamos o nosso árduo progresso. Não nos podemos dar ao luxo de fechar novamente ou experimentar um aumento repentino em casos como os que estamos a ver em outras províncias do país.”
O programa do Governo de Ontário será implementado em duas fases. Desde o dia 22 de setembro, os residentes que desejam visitar os locais identificados pelo Governo provincial precisam de apresentar prova de estarem totalmente vacinados por, pelo menos, 14 dias ou uma isenção médica legítima junto com um documento de identificação. A partir de 22 de outubro, um aplicativo móvel baseado num ‘QR code’ vai ser lançado para uso por residentes e empresas no lugar dos recibos de vacinação atuais.
Os certificados de vacinas serão exigidos em Restaurantes, bares, discotecas, salas de concertos, ginásios e instalações de fitness, teatros, cinemas, pistas de corridas, parques aquáticos, produções de TV e cinema com audiências de estúdio, instalações desportivas, casinos e estabelecimentos de jogos, espaços para reuniões e eventos, clubes de strip e balneários.
Em conjunto com a prova de vacinação deve ter consigo um destes itens: carta de condução, certidão de nascimento, passaporte, cartão de cidadão, cartão com fotografia de Ontário ou outra identificação emitida pelo Governo, cartão de status de índio ou cartão de membro indígena ou um cartão de residente permanente.
Se estiver a visitar Ontário e não tiver sido vacinado na província, o comprovativo de vacinação completa de onde quer que more, juntamente com a identificação do Governo, serão aceites no programa.
Crianças com menos de 12 anos, que atualmente não podem ser vacinadas contra a Covid-19, não serão submetidas a exames de acordo com os regulamentos de Ontário. Os menores de 18 anos que ingressarem num espaço coberto para desportos organizados, também estarão isentos.
Quando se trata de funerais, casamentos e outras cerimónias religiosas, a prova de vacinação não será exigida.
Para quem tiver uma isenção médica, não será obrigado pelo programa a apresentar prova de um teste negativo à Covid-19.
As multas para quem não cumprir as regras ou que apresentem documentos falsificados começam nos 750 dólares.
