

As ilhas de Toronto continuam a ser fustigadas com as fortes chuvas e a subida do nível das águas do lago nas últimas três semanas, com as autoridades municipais a dizer que a precipitação desta quinta-feira foi a “pior [que eles] viram” até ao momento.
Segundo a Environment Canada, a ilha recebeu mais de 55 milímetros de chuva.
As autoridades municipais, entretanto, estimaram que cerca de 50 por cento da ilha está debaixo de água e mais de 50 por cento dos edifícios correm o risco de sofrerem inundações.
A Autoridade de Conservação de Toronto e Região têm vindo a fazer horas extras neste mês para despejar 500 mil litros de água da ilha a cada hora para ajudar a diminuir os níveis de água.
A cidade também restringiu o acesso à ilha aos moradores – só depois de duas semanas de chuvas consistentes, o que levou o lago Ontário a subir para níveis perigosos.
Embora uma evacuação de emergência dos 700 residentes da ilha nunca tenha sido considerada necessária, o serviço de ferry foi suspenso e os negócios encerrados até 1 de junho.
Mais de 20 mil sacos de areia foram colocados ao longo das costas para mitigar a subida do nível das águas.
O Lago Ontário, que registou uma subida de cerca de 30 centímetros desde 1 de maio, de acordo com dados da Fisheries and Oceans Canada, é o principal culpado pelo estado atual da praia.
Fonte: CP24