
Considerada uma das festas mais importantes do cristianismo, a Páscoa comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Precedida pela Semana Santa, será celebrada no domingo 9 de abril, o que significa que muitas pessoas terão folga na segunda-feira, dia 10 de abril.
Nos últimos dois anos, devido a restrições sanitárias, foi necessário ser criativo e contido na celebração deste feriado, que é assinalado todos os anos entre 22 de março e 25 de abril. Este ano, com a situação cada vez mais sob controlo, as comemorações voltam à normalidade.
Sabia que a data de celebração da Páscoa depende da primeira lua depois de 21 de março? Além disso, nem todos os países do mundo concedem um feriado aos seus residentes na Sexta-Feira Santa e na segunda-feira após a Páscoa.
Se para muitos, a Páscoa é sinónimo de uma farta refeição familiar, para outros, rima com uma caça às amêndoas e a outros doces.
Os ovos de chocolate, por exemplo, são apreciados durante a Páscoa desde o século XIX. A moda veio da Europa que quis simbolizar a nova vida e a ressurreição de Cristo. Em 1905, a Cadbury, empresa do Reino Unido, introduziu os primeiros ovos de chocolate de leite e depois seguiram-se muitos mais. Agora, inúmeras empresas de chocolate de todo o mundo saltaram para a ribalta com as suas ofertas.
E assim temos a ‘Páscoa Consumista’. Um ano em que o país e o mundo, procuram de, entre todas as formas e feitios fazer face a uma inflação gritante e incapacitante para muitos de nós.
A Páscoa deveria, nestas alturas em que a guerra na Ucrânia faz mossa a tanta gente, mesmo que de forma indireta, voltar a servir como objeto de celebração para com os nossos, com as verdadeiras tradições. Lá está: Páscoa celebra a ressurreição de Cristo e não o consumo exacerbado e egoísta. Um desafio impossível de contrariar, bem sabemos. Sobretudo quando as grandes marcas mundiais de chocolate, sabem que têm o consumidor na mão.
Cabe sempre ao elo mais fraco resistir à doce tentação. Esta será a última edição antes da celebração dos feriados da Morte e Ressurreição de Cristo e, por esse motivo, o Correio da Manhã Canadá deseja aos nossos leitores grandes momentos de reflexão, num ano difícil para todos.
Páscoa Feliz, são os votos da equipa do Correio da Manhã Canadá.