Celebrações irlandesas e diáspora com poder de decisão

Correio da Manhã Canadá

O nosso jornal desta semana é um verdadeiro hino ao intercâmbio cultural. E porquê? O título deste editorial dá-nos algumas pistas. No passado fim de semana, acompanhámos o desfile de São Patrício em Toronto, naquela que é a maior manifestação cultural irlandesa no Canadá. E não é que encontrámos portugueses na parada?

Fazendo justiça ao espírito de companheirismo característico dos lusitanos, juntámo-nos a outra comunidade, para ajudá-la a promover a sua própria cultura. É fantástico observar como somos capazes e temos gosto em preservar – e não anular – uma tradição que não é a nossa. É com muito orgulho que o vemos a acontecer no Canadá, país de imigrantes, numa altura em que a intolerância cultural ganha terreno.

Mas os portugueses não celebraram o Dia de São Patrício apenas em Toronto. Também em Brampton, a comunidade homenageou o padroeiro da Irlanda, um dos personagens mais icónicos na história do país. Essa é uma reportagem que também pode ler neste jornal.

E ainda a propósito de intercâmbio, mas também de desporto, vale a pena ler outro artigo, sobre a ida de jovens atletas do York Jets Soccer Club a Portugal. O clube visa dar uma oportunidade aos jovens desportistas, aceitando inscrições no seu ID Scotting Camp, a realizar em maio.

E porque uma novidade boa nunca vem sozinha, trazemos ainda uma notícia que nos enche de alegria: o sucesso da estreia foi tal, que o ‘CMCTV Talent’ está a caminho da segunda temporada. O projeto televisivo já está a ser produzido e nesta edição pode ler mais sobre o que está para vir. A diversidade musical está mais uma vez em destaque no programa. Prepare-se para conhecer grandes talentos emergentes!

Para encerrar, destacamos ainda que é já amanhã que termina a contagem dos votos da diáspora nas legislativas de Portugal. Enfim, é a força imigrante portuguesa com poder decisivo nos rumos políticos do país.

Boa leitura!