

(LUÍS VIEIRA)
Uma Taça de cheia de oportunidades. Jorge Jesus estreou ontem, frente ao Cinfães, 7 jogadores. À imagem dos anos anteriores, o técnico do Benfica aproveitou este jogo para dar oportunidade aos que nunca vestiram a camisola encarnada. Desde 2009/10, são já 57 os futebolistas que se estrearam de águias ao peito.
Nesta temporada, a contabilidade já vai em13 jogadores lançados pelo técnico nascido na Amadora há 59anos. Aos reforços Cortez, Siqueira, Fejsa, Djuricic, Sulejmani e Markovic, juntaram-se ontem os também reforços Sílvio, Steven Vitória e Funes Mori e os Sub-20 Oblak, Lindelöf, Ivan Cavaleiro e Bernardo Silva. Este número só não aumentou porque João Cancelo, que estava preparado para entrar, junto à linha lateral, viu o árbitro Rui Costa apitar para o final da partida. O número de jogadores que se estrearam em 2013/14 iguala o da primeira temporada de Jesus na Luz. Registo maior apenas em 2011/12, quando JJ deu a oportunidade a 17 futebolistas.
Num encontro em que as águias venceram pela margem mínima (na Taça de Portugal, sob o comando de Jesus, só acontecera frente à Naval, em novembro de 2011), o Benfica iniciou o jogo com quatro portugueses. Um recorde nesta temporada, já que o técnico não colocara a titular mais do que um futebolista luso.