Catástrofe em Barrie categorizada como EF-2

FOTO: Edward Loveless TWITTER
FOTO: Edward Loveless TWITTER

A Environment Canada confirmou que o tornado que atingiu um bairro no extremo sul de Barrie na tarde de quinta-feira, 15 de julho, chegou aos 210 quilómetros por hora. Sabe-se hoje que 11 pessoas ficaram feridas no desastre ambiental.

O tornado que atingiu a cidade de Barrie está na categoria EF-2, com velocidade máxima do vento de 210 km/h, de acordo com uma equipa de pesquisa de danos da Environment Canada.

Significa que a catástrofe ambiental foi média, já que a sigla EF é uma ferramenta de medição usada por meteorologistas e que serve para avaliar a intensidade dos tornados em alguns países como o Canadá. Ou seja, para se perceber a classificação, a EF-0 corresponde a um dano menor. A escala vai até 5, onde os estragos são terríveis. Ora, o tornado de Barrie ficou então classificado mais ou menos a meio: EF-2.

A maioria dos danos do tornado de Barrie parecia estar concentrada em cerca de cinco ou seis ruas perto de Prince William Way e Mapleview Drive East.

Foram danos ao longo de cinco quilómetros de comprimento e até 100 metros de largura, observou a agência meteorológica, acrescentando que os danos podem ter chegado a Friday Harbor e ainda ao Lago Simcoe.

Imagens da área mostraram telhas arrancadas dos telhados, detritos em todas as propriedades e, ao longo das estradas, carros danificados, alguns até capotaram. Árvores também foram arrancadas ou derrubadas.

A Environment Canada garantiu que as tempestades se desenvolveram na maior parte do sul de Ontário na tarde de quinta-feira, com uma forte tempestade que produziu um tornado ao passar por Barrie.

Passava pouco das 14h30 quando tudo começou.

O presidente da Câmara Municipal de Barrie, Jeff Lehman, disse na manhã de sexta-feira que 11 pessoas ficaram feridas por causa do tornado.

Também Doug Ford marcou presença em Barrie para prestar apoio aos cidadãos da cidade e ao líder autárquico. O Premier de Ontário agradeceu a todos os socorristas.

Erin O’Toole, líder conservador do Canadá, diz no Twitter que está com os pensamentos nos cidadãos de Barrie.

Não foi a primeira vez que a cidade de Ontário registou um tornado significativo. Passaram-se mais de 36 anos, quando a 31 de maio de 1985, um tornado devastador atingiu a cidade de Barrie e arredores, registando-se como um EF-4, considerando a escala de hoje. Ou seja, se a tempestade registada na época tivesse acontecido nos dias que correm, teriam existido mais danos e destruição. Em 1985, morreram 8 pessoas e centenas ficaram feridas.