Casa dos Açores: Associação faz festa natalícia

No passado domingo, dia 3 de dezembro, a Casa dos Açores mais uma vez cumpriu a tradição ao reunir a comunidade açoriana para celebrar o Natal de 2023.

A festa natalícia da Casa dos Açores já é tradição para a comunidade açoriana em Toronto. No inicio de dezembro, todos os anos, os açorianos se reúnem para celebrar juntos o Natal.

A associação estava decorada a preceito, com o Pai Natal, a árvore iluminada e o tradicional presépio a representar o nascimento de Jesus.

O Natal percebia-se nos cheiros e sabores que são bem familiares à comunidade, com pratos tipicamente portugueses, servidos aos participantes.

A festa foi aberta a todas as faixas etárias, mas quem compareceu em maior número foi a terceira idade, tal como nos explicou Fátima Bento, a tesoureira da Casa dos Açores.

“A festa não é direcionada para os idosos, mas eles estão habituados a isto pois nós temos um convívio semanal da terceira idade, por isso dedicamos este dia também a eles. Mas a porta esteve aberta ao público em geral. Na verdade, é um privilégio chegar à terceira idade que a muitos não é concedido”.

Sendo uma festa natalícia, os desejos para o novo ano não se fizeram esperar. Entre eles, a paz, o amor e especialmente o fim das guerras.

Foi o que nos confidenciou Fátima Santos, reformada, ao contar-nos quais os seus desejos mais profundos para o novo ano.

“Que se acabem as guerras e as doenças, e que haja paz para o mundo inteiro, para toda a gente, era tudo o que eu queria. As crianças estão a sofrer tanto, os velhinhos e os doentinhos. Todos estão a sofrer e eu gostava tanto que se acabasse com estas guerras e com o sofrimento”, disse.

Mas para além dos desejos para o novo ano, estavam também, feitos os pedidos ao Pai Natal.

Arlete Pamplona, reformada, começou por brincar dizendo que pediu ao Pai Natal um novo marido mas que, infelizmente, não havia maridos para dar. Mas depois, mais seriamente, explicou quais os principais pedidos na sua carta ao Pai Natal.

“Eu pedi saúde, paz e alegria. Pedi também que as minhas filhas não se esqueçam de mim. Isto é o principal”, afirmou.