CARDEAL-PATRIARCA DE LISBOA REJEITA EUTANÁSIA

LusaFátima, Santarém, 04 abr (Lusa) – O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), rejeitou hoje, no Santuário de Fátima, a legalização da eutanásia em Portugal, considerando que o sofrimento não pode ser eliminado com a morte.

“Estamos convictos de que não se elimina o sofrimento com a morte: com a morte elimina-se a vida da pessoa que sofre. O sofrimento pode ser eliminado ou debelado com os cuidados paliativos, não com a morte”, disse o cardeal-patriarca de Lisboa, na sessão de abertura da 189.ª Assembleia Plenária da CEP, que decorreu hoje na Casa de Nossa Senhora das Dores.

Segundo D. Manuel Clemente, com a hipotética legalização da eutanásia, “que de todo rejeitamos, há o sério risco de que a morte passe a ser encarada como resposta a essas situações, já que a solução não passaria por um esforço solidário de combate à doença e ao sofrimento, mas pela supressão da vida da pessoa doente e sofredora, pretensamente diminuída na sua dignidade”.