CANADIANOS PEDEM TAMBÉM AJUDA A OUTROS REFUGIADOS PARA ALÉM DOS SÍRIOS

canada (help)Numa altura em que o Canadá abre as suas portas a milhares de refugiados sírios, defensores estão a pedir aos canadianos para considerar também as boas vindas aos outros que fogem de conflitos e perseguição.
O ministro da Imigração John McCallum, disse no domingo que o Canadá poderia aceitar cerca de 50.000 refugiados sírios até ao final de 2016, o que potencialmente duplica o compromisso anterior do governo de trazer 25.000 até ao final de fevereiro.
E com os canadianos empenhados a ajudar nesse esforço, a diretora-executiva do Conselho Canadiano de Refugiados Janet Dench diz que a sua organização espera que eles pensem em ajudar também refugiados que fogem de outros países devastados pela guerra.
Embora Dench tenha aplaudido as ações do governo Liberal para fazer um rastreamento rápido das aplicações de refugiados da Síria, ela aponta que os refugiados de lugares como o Afeganistão, Congo, Sudão, ou Eritreia enfrentam obstáculos na tentativa de vir para o Canadá.
De acordo com Dench, refugiados de lugares fora da Síria ainda enfrentam longos períodos de tratamento dos pedidos.
E se refugiados de outros lugares que não a Síria são aceites, acrescentou Dench, eles também enfrentam barreiras adicionais no Canadá.
O governo Conservador anterior reduziu a cobertura de saúde para os refugiados, cortando o acesso a medicamentos, cuidados dentários, cuidados com a visão e os cuidados de saúde mental para alguns recém-chegados.
Os Liberais, desde então, comprometeram-se a prestar esses serviços para os refugiados sírios que trouxe para o Canadá desde que chegaram ao poder.
Mas os refugiados de outros países não terão garantido o mesmo apoio, alerta Dench.
Ainda que Dench tenha elogido os esforços do governo e cidadãos canadianos comuns para ajudar os sírios a alcançar a segurança, ela afirmou que um interesse renovado em questões de refugiados estimularia ainda mais a ação.
Fonte: CTV News