CANADIANOS DIVIDIDOS SOBRE A REMOÇÃO DE ESTÁTUAS

Foto: Twitter
Foto: Twitter

O derrube da estátua de John A. Macdonald, primeiro primeiro-ministro da história do Canadá, continua a dar que falar. De acordo com um novo inquérito, 75% dos canadianos condenam o incidente. Quando se fala na remoção de estátuas em geral, 31% diz ser a favor.

Uma nova pesquisa inquiriu os canadianos sobre um assunto que tem gerado polémica um pouco por todo o mundo: o derrube de estátuas. O estudo sugere opiniões díspares sobre a remoção de monumentos históricos associados a políticas racistas.

Metade dos entrevistados diz opor-se à remoção de estátuas ou monumentos de políticos com visões racistas, em contraste com 31% que dizem ser a favor. Já 19% não têm opinião formada sobre o assunto.

A diferença de opiniões é menos acentuada no que toca a ruas, escolas e outras instituições públicas com nomes de figuras históricas comprovadamente racistas: 47% são contra a mudança de nome e 34% são a favor.

O questionário foi feito na sequência de um episódio controverso em Montreal, onde a estátua do antigo primeiro-ministro John A. Macdonald foi recentemente derrubada durante um protesto antirracismo. Questionados especificamente sobre essa remoção, 75% dos inquiridos condenaram o gesto e só 11% defenderam os ativistas responsáveis pelo derrube.

O estudo foi conduzido pela Leger e a Association for Canadian Studies. Christian Bourque, vice-presidente executivo de Leger, interpretou os resultados, dizendo que os canadianos parecem ser a favor de uma remoção contextualizada, mas contra a ideia de se fazer justiça pelas próprias mãos.