
As redes sociais, que são muitas vezes palco de discursos racistas e de ódio, podem agora vir a estar mais perto de serem regulamentadas. Medida que conta com o apoio da maioria dos canadianos, como revela uma recente sondagem.
À luz das invasões ao Capitólio por grupos de extrema-direita nos Estados Unidos da América, os canadianos apoiam o Governo federal na regulamentação online do discurso racista e de ódio.
Um recente estudo encomendado pela Fundação Canadiana das Relações Raciais mostra que os canadianos apoiam a ação governamental contra o ódio online.
Cerca de 58% dos entrevistados acham que o conteúdo de ódio na internet está a aumentar e 60% pretendem uma maior regulamentação federal. A maioria concorda mesmo com a remoção deste tipo de conteúdos das redes sociais.
Quase três quartos dos inquiridos revelam-se preocupados com o aumento do extremismo de direita e do terrorismo.
Grupos terroristas e de extrema-direita utilizam frequentemente as redes sociais para fazerem crescer o seu movimento. A pesquisa sugere que um terço dos inquiridos já se cruzou com conteúdo online que incita à violência.
A introdução de medidas para regulamentar o conteúdo das redes sociais foi uma promessa de Justin Trudeau na sua campanha eleitoral em 2019. O primeiro-ministro quer que as plataformas removam conteúdo ilegal em 24 horas, sob pena de sofrerem “penalidades financeiras”.
Embora a proposta ainda não tenha avançado, o Governo federal já garantiu que a moção para regular o conteúdo da internet vai ser apresentada em breve.
