CANADIAN NATURAL COMPRA EXPLORAÇÕES DE AREIAS BETUMINOSAS DA SHELL E MARATHON POR 12,74 MIL MILHÕES DE DÓLARES

A Canadian Natural Resources prevê gastar 12,74 mil milhões de dólares canadianos em dinheiro e ações num acordo para adquirir a maior parte da exploração das areias betuminosas da Royal Dutch Shell e metade da participação minoritária da Marathon Oil no projeto Athabasca Oil Sands, em Alberta.

A transação, que colocará grande parte das areias betuminosas de Alberta sob o controle de uma companhia canadiana, também marca o mais recente exemplo de desinvestimento de um gigante internacional da energia nos recursos das areias betuminosas. No início deste ano, a ExxonMobil anunciou uma redução das reservas canadianas de areais betuminosas e a Statoil finalizou uma venda de 832 milhões de dólares dos seus ativos de petróleo para a Athabasca Oil Corp de Calgary.

As areias betuminosas de Alberta, a terceira maior reserva de petróleo comprovada do mundo, também estão entre as mais caras e intensivas em carbono para exploração. Muitas empresas reconsideraram os seus investimentos após uma forte queda nos preços globais do petróleo.

A proposta anunciada na quinta-feira pressupõe que a Royal Dutch Shell receberá 5,4 mil milhões de dólares em dinheiro e cerca de 98 milhões de ações Canadian Natural da empresa de Calgary. No total, têm um valor de cerca de 8,5 mil milhões de dólares ou 11,1 mil milhões de dólares canadianos.

Separadamente, a Canadian Natural e a Shell comprariam conjuntamente 20 por cento de participação do projeto Athabasca Oil Sands por um total de 2,5 mil milhões de dólares em dinheiro.

A Canadian Natural diz que, como parte dos acordos, receberá aproximadamente 3100 trabalhadores da Shell e da Marathon Oil. Cerca de 2760 deles trabalham nas minas, 110 estão nas operações no local do Peace River e 230 estão baseados em Calgary.

As transações devem ficar concluídas em meados de 2017, sujeitas a aprovações regulatórias.

Fonte: Canadian Press