CANADÁ REGISTA SEGUNDO SUPERAVIT COMERCIAL CONSECUTIVO

statsO país registou superavits comerciais mensais consecutivos pela primeira vez desde setembro de 2014, impulsionados pelo aumento dos preços das exportações de petróleo e gás natural em dezembro, informou a agência de estatísticas na terça-feira.
Mas de acordo com economistas, o ganho nos preços da energia escondeu alguma debilidade preocupante nas exportações não-energéticas.
O superavit comercial total atingiu 923 milhões de dólares no último mês de 2016, depois de um superavit no mês anterior, que foi revisto em alta para mil milhões de dólares, de uma leitura inicial de 526 milhões de dólares.
Segundo a Thomson Reuters, o resultado superou as expectativas, já que os economistas antecipavam um superavit de 350 milhões de dólares em dezembro.
No geral, as exportações em dezembro ganharam 0,8 por cento, para um recorde de 46,4 mil milhões de dólares, devido ao aumento dos preços dos produtos energéticos. As exportações de produtos energéticos subiram 15,9%, para 8,5 mil milhões de dólares. Excluindo os produtos energéticos, as exportações caíram 2,1 por cento.
As importações subiram um por cento para 45,5 mil milhões de dólares em dezembro, devido em grande parte às importações de aeronaves e maquinaria industrial.
Em termos de volume, as exportações caíram 1,4 por cento em dezembro, enquanto os volumes de importação aumentaram 0,4 por cento.
A Estatísticas Canadá também reportou que os municípios emitiram licenças de construção no valor de 7,2 mil milhões de dólares em dezembro, uma queda de 6,6 por cento face a novembro. Durante todo o ano passado, o valor das licenças de construção totalizou 84,5 mil milhões de dólares, uma queda de 0,8% em relação a 2015.
Fonte: Canadian Press